Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

Raks Al Senniyya


Isís ”A PRINCESA RICA EM ENCANTOS, SENHORA DO AFETO, MEIGA DE AMOR, DONA DE DUAS TERRAS. POETISA DE LINDO SEMBLANTE A MAIOR NO HAREM DO SENHOR DO PALACIO. TUDO QUE DIZEIS SERA FEITO PARA VOZ. TODAS AS COISAS BONITAS DE ACORDO COM VOSSO DESEJO. TODAS AS VOSSAS PALAVRAS TRAZEM ALEGRIA A FACE. POR ISSO OS HOMENS ADORAM OUVIR TUA VOZ."
Total de visitas: 52384
Historia da Dança Do Ventre e a sua difussão no mundo e no espectáculo





A dança do Ventre, conhecida a pelo menos 4000 anos e cujo nome mais apropriado é dança é Raks Sharki, que significa literalmente, dança oriental. Na Europa quando falamos de dança oriental pode sugerir dança japonesa, chinesa, Indiana, etc. existem alguns países nos quais a dança tem um nome apropriado ou simplesmente enraizado para a os Americanos a dança Oriental é chamada de Belly Dance, e na Europa assim como no Brasil, Dança do Ventre.

O nome "Dança do ventre" começou a ser utilizado no decorrer do século XIX pelos soldados, marinheiros e exploradores, europeus que viajavam pelos países mais exóticos e desconhecidos em busca de novas culturas e não só. Estes primeiros viajantes a contemplar esta dança mística e repleta de surpreendentes movimentos do ventre e ancas que não existiam nas danças europeias, e assim ficou conhecida até os dias de hoje como Dança do Ventre.



Para além do Raks Sharki (Dança Oriental) existe a dança chamada Raks Baladi (Dança do Povo). O Raks Baladi é uma dança mais elementar, praticamente sem deslocações e onde os movimentos de anca são predominantes, enquanto que o Raks Sharki é mais refinado e rico, Com grandes deslocações, voltas e movimentos de todas as partes do corpo, ainda que os mais importantes sejam os da anca.


Esta Dança esta directamente associada aos rituais femininos de fertilidade, relacionados aos ciclos da lua e ao sangramento mensal das mulheres, consideradas o elo de ligação do mistério sagrado da vida e da morte. Com os cultos e rituais de fertilidade, alguns povos da antiguidade pensavam que a fertilidade humana estava directamente relacionada com a terra. Às mulheres, que eram quem criavam novas vidas, eram-lhes atribuídos poderes mágicos. Na Grécia y Roma antigas eram realizadas diferentes danças de fertilidade. Estes ritos ou similares tiveram lugar na Mesopotâmia, Fenícia, Egipto, Arábia e Índia.



A dança do ventre acima de tudo tinha um carácter religioso e dualístico e embora actualmente o tenha perdido, parte deste carate, ainda permanece na essência, onde os movimentos estão ligados a uma série de símbolos como por exemplo o arquétipo da serpente.



Nas cerimónias participavam um grande número de mulheres. Dançavam, cantavam e inclusive algumas mulheres ofereciam-se aos homens em honra às deusas. Todos os que participava nestas cerimónias tinham o propósito de trazer o poder das deusas à terra e favorecer a fertilidade.




By: LeokPinto

Vert mais em:
https://www.bukisa.com/articles/8163_historia-da-dana-do-ventre-e-a-sua-difusso-no-mundo-e-no-espectculo